Como Desenhar Mangá Para Iniciantes – Vídeo Simplificado

Se você está começando no desenho e é apreciador de anime, assista esse vídeo de como desenhar mangá para iniciantes, um excelente exercício para você aprimorar suas técnicas.

Você vai aprender a fazer a base para qualquer tipo de mangá e vai poder desenvolver seu personagem favorito.

Mangá é uma história em quadrinhos feita no estilo japonês, que se lê de trás para frente, e da direita para a esquerda.

Elas originam muitos animes e seriados, como Death Note, Naruto, Dragon Ball, Attack on Titan, Bleach, Mirai Nikki, Saint Seya, etc. São uma febre pop mundial, e com razão. Conquistam leitores pelo seu estilo singular e histórias cativantes.

Banner-Aprenda-a-Dezenhar-Anime

Justamente por carregar uma responsabilidade tão grande é que os mangás precisam ser bem feitos. Os Mangakás (desenhistas) se aplicam de tal forma que só tem 3 horas de lazer aos sábados para descansar; dessa forma, conseguem entregar cerca de 30 páginas por semana para as editoras.

Muitos são obrigados contratualmente a entregar determinado número de páginas para sua editora, toda semana; geralmente de 20 a 30 páginas. Além disso, o desenhista também deve confeccionar algumas páginas coloridas e ilustrações avulsas.

Apesar de contar com o auxílio de ajudantes, durante o processo as horas para dormir, comer e cuidar da saúde são reduzidas. Alguns chegam a dormir duas horas por dia, par dar conta da rotina. Isso é praticamente desumano, e poderia até ser considerado escrevidão, mas os mangakás ganham muito bem pelo seu trabalho.

Os mangás têm suas raízes no século 8, que foi quando surgiram os primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Os japoneses associavam pinturas e textos, que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados.

Com o tempo, começam a aparecer textos explicativos após longas cenas de pintura. Os emakimono deram ainda origem aos kamishibai, os teatros de papel ambulante. A prevalência da imagem, assegurando sozinha a narração, é uma das características mais importantes dos mangás atualmente.

Veja como é fácil desenhar mangá

COMO DESENHAR MANGÁ PASSO A PASSO

Transcrição do vídeo

Mangá é o nome usado para nomear as histórias em quadrinhos no estilo japonês Entre os mangás mais conhecidos que viraram desenhos Animados estão Cavaleiros do Zodíaco Dragon Ball Z Naruto entre outros

Fazer este tipo de desenho não é fácil exige muita técnica e muita dedicação Mas para quem quiser arriscar alguns traços veja algumas dicas

Alguns profissionais recomendam iniciar o desenho pela cabeça Por ser a parte mais fácil e que pode determinar o restante do desenho

Desenhe um círculo e faça um traço vertical no centro Depois faça mais dois traços horizontais dentro do círculo Faça duas retas externas de forma que se cruzem abaixo do Círculo para fazer o queijo

Lembrando que esse vídeo é mais dedicado a ensinar como desenhar mangá para iniciantes. Então, continuando nosso desenho, Um pouco acima faça o contorno do maxilar Agora desenhe os olhos dentro do círculo Entre as retas horizontais traçadas Para desenhar mais facilmente Faça um retângulo e divida-o em três partes

A parte do meio é a distância entre um olho e outro Se o seu personagem foram mangá feminino Os olhos devem ser grandes Já se for masculino deve Ser pequenos e puxados

como desenhar manga para iniciantes

O nariz será desenhado junto ao traço vertical Na parte inferior do círculo Geralmente lembra muito um triângulo

Com a mesma linha em que termina o nariz Você desenha o lado superior dos lábios A boca Será um pouco abaixo do nariz Em alinhamento com os olhos

as orelhas Devem ficar abaixo do meio dos olhos Até o nariz Para os cabelos o ideal desenhar por mechas com traços Na vertical de cima para baixo

Desenho o corpo como um palito e marque as articulações Com pequenos círculos. Preencha o corpo com traços mais grossos como se fossem músculos

O corpo feminino tem mais Curvas e as coxas e quadris são Mais largos que os ombros Já o masculino tem músculos os ombros são mais largos Em relação ao resto do corpo

Lembrando que nada se faz sem ter uma referência por isso no começo não tenha medo de copiar seus desenhos favoritos

Com práticas constantes e força de vontade seus Mangás ficarão cada vez melhores

Curiosidades sobre o mangá

  • A palavra anime não admite plural, sendo anime mesmo o plural de anime.
  • Anime é a palavra que abrevia o termo “Animação” no Japão. E tudo teve início em 1917 pelas mãos dos artistas: Shimokawa Oten, Jun’ichi Kouchi e Seitaro Kitayama.
  • Anime não pode ser considerado apenas sinônimo de “cartoon”, e sim uma forma de arte que trata de temas mais profundos e emocionais.
  • A ordem de leitura de um mangá (quadrinhos) japonês é a inversa da ocidental.
  • No Japão, calcula-se que 40 novos anime estreiam na televisão, semanalmente.
  • No mangá tudo é desenhado à mão.
  • Em japonês, mangá significa, ao pé da letra, “desenhos irresponsáveis”.
  • Osamu Tezuka é o mangaká (desenhista de mangá) mais famoso do Japão.
  • O primeiro anime, criado em 1917, era de dois minutos e apresentava um samurai testando sua nova espada.
  • Um dos fatos mais interessantes sobre o mangá é que seu público é majoritariamente feminino.
  • No Japão, os leitores de mangá podem desfrutar de seu mangá favorito junto com uma xícara de café nos inúmeros “Mangá Café” existentes em todo país.
  • No Japão, usa-se mais papel para imprimir mangá do que para papel higiênico.
  • No Japão, é comum, depois que alguém não quer mais ficar com algum volume de mangá, abandoná-lo em algum lugar, como uma mesa ou banco, para que outra pessoa possa pegá-lo.

como desenhar manga para iniciantes

  • Nos desenhos japoneses aparecem todos os gêneros literários, mas a ficção científica é a mais popular. Os temas, como robôs, cenários pós-apocalípticos e motocicletas são ótimos motivos para esses tipos de arte.
  • Cada habitante do Japão gasta cerca de R$ 130 por ano, em mangás.
  • One Piece, que é o mangá mais popular do Japão, deveria ser publicado durante 5 anos. Mas, o autor Eiichiro Oda, continuou a criá-lo por mais 18 anos e ainda está sendo criado, sem qualquer sinal de que irá parar.
  • Ghost in the Shell, é um mangá muito famoso, que terá seu filme lançado em 2017, “Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”, com a atriz hollywoodiana Scarlett Johansson no papel principal.
  • Masashi Kishimoto, autor de Naruto, ao desenvolver o Naruto original, inicialmente não tinha a intensão de criar o personagem Sasuke. Porém, após falar com seu editor sobre o futuro da série, foi aconselhado a criar um antagonista para o personagem principal da série, que resultou na criação do Sasuke.
  • O anime Death Note foi proibido na China, pois tornou-se tão popular que as crianças começaram a comprar livros de anotações, iguais aos do anime, para escrever os nomes de todas as pessoas que elas odiavam e desejavam que morressem.
  • Nos ambientes de criação e desenvolvimento dos mangás é muito comum o namoro entre autor e editor, principalmente entre autor do sexo feminino e editor masculino.
2018-04-09T16:29:37+00:00